Estilo industrial jovem
O interessante nesta matéria é a versatilidade da madeira nos grandes
centros. O ambiente é totalmente construído em cumaru pintado. Fica esta
maravilha, uma grande obra arquitetônica.(Paulo)
Texto: Gabrielle Victoriano
“Um projeto
desafiador”, assim define Fabio Bruschini, arquiteto e responsável pela reforma
e transformação de um antigo supermercado em um restaurante de carnes de corte
fino, o Cortés, localizado no Shopping Villa Lobos, zona sul de São Paulo. O
objetivo era projetar uma arquitetura contemporânea e jovem – na contramão dos restaurantes com perfil corporativo.
“Era preciso criar uma identidade
arquitetônica e gráfica de fácil replicação, uma vez que o projeto seria
reproduzido em outros lugares, como no Shopping Leblon, do Rio de Janeiro, cuja
obra já está em andamento”, conta o profissional do escritório Bruschini
Arquitetura. A solução passou pela escolha de acabamentos e identidade visual
fortes, capazes de traduzir e conectar tudo o que a marca Cortés oferece: do
restaurante de carnes ao empório.
Usamos
a arquitetura industrial desses edifícios do Soho e Meatpacking, de Nova York,
para desenvolver o projeto dos caixilhos quadriculados
Fabio
Bruschini
Parte da inspiração veio das regiões
do Soho e Meatpacking, em Nova York, onde havia muitos abatedores e açougues.
“Usamos a arquitetura industrial desses edifícios para desenvolver o projeto
dos caixilhos, quadriculados”, conta.
Programa complexo e extenso
O Cortés
Restaurante, especializado em produtos premium, pertence a um grande grupo do
ramo de alimentação, o Ráscal. Sua instalação em um edifício de esquina é
privilegiada. Em frente ao estacionamento do shopping, desfruta de ventilação natural e ainda possui dois acessos.
Com metragem
generosa, o programa arquitetônico mostrou-se bastante extenso e complexo. Na
área técnica foram instalados cozinha, copa, um pequeno açougue, área de
lavagem e um mezanino com câmaras frias. No salão social, que precisava
comportar 135 clientes, o arquiteto acomodou o restaurante de carnes, o bar, e um pequeno empório.
Uma grande estante
de ferro e madeira de demolição separa o salão principal do
empório, feito especialmente para a venda de produtos Premium.
Layout fragmentado
A disposição do espaço aconteceu de
maneira rápida e intuitiva. “Dividimos em quatro setores, com o salão voltado
para uma área externa, rica em iluminação natural. O bar, à frente, é o
primeiro setor, seguido pelo empório – ambos de frente para o corredor do
shopping. Eles representam um atrativo, pois são os primeiros ambientes a serem
vistos por quem anda no shopping”, explica.
A área técnica e o
salão principal estão atrás, no terceiro setor. No salão retangular, dois pilares estruturais poderiam ser um obstáculo, mas
ajudaram no layout. “Projetamos um sofá em todo o perímetro do
salão, de costas para o estacionamento, criando os lugares mais confortáveis do
restaurante”. No pavimento superior ficam as câmaras frias, áreas de
funcionários e de estoque e recebimento de produtos.
Materiais e design
À esquerda, o sofá
acompanha todo o perímetro do salão. À direita, está o bar – criado como uma
atração para o público jovem Foto: Marco Antônio
Para Fabio
Bruschini, um dos pontos que mais lhe agrada no projeto é a complexa combinação
demateriais. “Há uma mescla de aço corten, couro, tecido
náutico, ferro, cerâmica branca e bisotada, que formam a identidade visual
forte, característica da marca”.
Na entrada, a
paginação com ladrilho hidráulico sextavado e ladrilhos nas cores preto e branco
confere um ar despojado de armazém. A cerâmica bisotada reveste os pilares e algumas
paredes do salão e do empório, típica dos metrôs de Paris e Nova York. Elas
interligam os dois espaços. O ferro pintado na cor preta, sem muito acabamento,
contribui para exaltar o estilo rústico, quebrando um pouco o ar sério. Já o
salão com assoalho de demolição de madeira cumaru tem forro modular com placas
acústicas, para comportar a infraestrutura acima dele – ar condicionado e duto
de exaustão.
Há
uma mescla de aço corten, couro, tecido náutico, ferro, cerâmica branca e
bisotada, que formam a identidade visual forte, característica da marca
Fabio
Bruschini
O aço corten paginado reveste e demarca toda a área
técnica e, principalmente, a cozinha e a típica parrilla uruguaia e argentina,
a carvão. “Envidraçadas e transparentes, elas deixam à mostra as panelas de
cobre, guarnições e a preparação dos produtos, principalmente as carnes. Essa
visibilidade era muito importante para o cliente”.
Conforto térmico e acústico
Pintado na cor
preta, o sistema de ar condicionado aparente contribui para o estilo
industrial contemporâneo explorado pelos arquitetos. “Havia um pé-direito de 5,5 metros, suficiente para um
sistema embutido, mas optamos por reduzir a altura para, aproximadamente, 3,8
metros e usar o sistema de giroval, com instalações aparentes e forte apelo
estético. Ele acompanha o comprimento do sofá, sendo marcante no restaurante”,
justifica Fábio.
No empório e bar, o
pé-direito é mais alto e pediu dois tipos de forro acústico: com placas de gesso furadinhas e com
placas lisas em tonalidade preta. Os dois materiais ajudam na absorção do som
do bar e do empório. Já no salão, com pé-direito mais baixo, o forro de madeira
cumaru ripada modular foi complementado com placas sonex, que ajudam a abafar o
barulho do salão. As luminárias pendentes de cobre, em forma de bandejão,
pontuam todas as mesas redondas, eliminando o ar de refeitório.
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