sexta-feira, 4 de março de 2016

Madeira e concreto



Corte e furo de concreto
Quais os principais cuidados a serem observados antes e durante a realização de cortes e furos em elementos estruturais de concreto armado e protendido?













Em princípio, deve ser evitado a qualquer custo o corte de armaduras, principalmente nas estruturas de concreto protendido. 

Há riscos de danos a armaduras frouxas e mesmo a cabos de protensão não só pela furação de peças, mas também pela introdução de chumbadores de expansão, pinos de aço cravados por percussão ("tiros" para fixação da guia superior de drywall) e outros. Em serviços de extração de testemunhos de concreto em obras que demandem reforço estrutural, é preciso estar atento para não romper as armaduras pela ação da serra tipo copo. 

A dureza do granito ou do basalto, agregados graúdos usualmente empregados no Brasil, é muito parecida com a do aço, o mesmo ocorrendo com as argamassas que integram os concretos de alto desempenho. Dessa forma, é quase impossível ao operador sentir a presença de armadura quando realizando o furo ou o corte, o que leva a uma única solução: consultar previamente o projeto de armação e identificar precisamente o local das armaduras mediante emprego de equipamento detector apropriado (pacômetro), que se baseia no eletromagnetismo. Durante a realização dos cortes e furações, é importante adotar medidas apropriadas de segurança no trabalho (óculos e luvas de proteção, proteção auricular etc.). 

No caso da extração de testemunhos, acima comentada, constitui boa prática obturar os vazios logo após a conclusão do serviço, empregando-se graute industrializado não retrátil. Ercio Thomaz Centro de Tecnologia do Ambiente Construído (Cetac)

Nenhum comentário:

Postar um comentário